30 de ago. de 2007

Os 7 décimos de Fernando Alonso


Muito se falou na transmissão da última corrida sobre uma declaração de Fernando Alonso que dizia: "A equipe não está considerando os 7 décimos que eu trouxe comigo!"

Muitos acharam que seria prepotência e arrogância de Alonso afirmar que apenas ele tinha feito a equipe ganhar 7 décimos, mas se analisarmos com calma e sem preconceitos pela "fama" de encrenqueiro do espanhol veremos que ele não está errado.

Alonso é 2 vezes seguidas campeão do mundo, ajudou a desenvolver a equipe Renault que era mediana até a sua chegada e sempre se deu melhor que seus companheiros de equipe. Saiu da Renault procurando novos desafios e encontrou um dos grandes quando assinou com a McLaren que no ano passado sofria muito com problemas de confiabilidade. O espanhol chegou na equipe com experiência suficiente para resolver as falhas do modelo 2007 da McLaren junto com os mecânicos da equipe, e conseguiu, o time inglês é o mais constante até agora no campeonato. Além disso, Alonso sabe como poucos acertar seu carro para a corrida, um grande exemplo disso foi no GP da Europa em que Massa dominava a corrida até a chuva cair, ambos pararam nos boxes e Alonso pediu aos mecânicos para ajustarem a asa dianteira de seu carro e com isso voltou com um carro muito mais equilibrado ultrapassando Felipe Massa e ganhando a corrida.

Enquanto isso, o estreante Hamilton tinha acesso a toda a telemetria de Fernando Alonso e assim podia "copiar" seu acerto e com isso o inglês estava conseguindo até superar Alonso nas corridas com sua constância absurda para um novato. Alonso obviamente se mostrou insatisfeito, afinal, ele desenvolve, acerta o carro e ia tudo de mão beijada pro novato inglês.

Alonso protestou e conseguiu que os dados de seu carro não fossem mais passados para seu companheiro de equipe. Muitos falaram que o espanhol estava medo do novato e daí para baixo... mas pensem bem: no lugar do Alonso, você deixaria o seu adversário direto na briga pelo título mundial "copiar" o seu carro?

O espanhol Fernando Alonso pode não ser o piloto mais simpático e popular de todos, mas temos que concordar que é sem dúvidas um grande piloto, talvez o melhor dos pilotos em atividade no momento e mereceu ter seus dados "protegidos" e desde que isso aconteceu ele vem tendo um desempenho melhor que seu companheiro inglês.

Hamilton se mostra um grande piloto em sua temporada de estréia, mas para ser um campeão do mundo não basta apenas entrar no carro e acelerar, e por isso, acho que ainda falta um pouco (pode até ser menos do que eu imagino) para que ele definitivamente se torne um verdadeiro campeão. Enquanto isso... ainda acho Alonso favorito ao título.

1 comentários:

Anônimo disse...

COncordo ! Acho que o ALonso ainda vai ganhar !