31 de ago. de 2007

É proibido fumar...


Comissários da união européia declararam guerra para banir os anúncios de tabaco na Fórmula 1. Uma carta já foi enviada à FIA e à Ferrari, que são patrocinados pela Philip Morris (Marlboro), pedindo para que repensem sobre seu desejo de ver o esporte se deslocar de propagandas anti-saudáveis.

“A Formula 1 é um grande ícone mundial. Nós devemos limitar o maior número possível de publicidade fazendo apologia ao tabaco. Os pilotos de Fórmula 1 são extremamente populares. Então, devem se transformar em modelos para a população”, alegam os comissários.

Vale lembrar que a muito tempo atrás os principais patrocinadores da Formula 1 eram fabricantes de cigarro, todas as equipes campeãs já tiveram marcas tabagistas estampadas em seus carros e algumas até eram tema principal das cores da equipe. Quem não se lembra da famosa pintura da McLaren que mais parecia uma embalagem de Marlboro na época de Ayrton Senna. Com o passar do tempo isso foi diminuindo devido ao alerta dado pelos orgãos de saúde do mundo inteiro aos males causados pelo cigarro e a intensa propagando negativa ao tabaco. A alguns anos as poucas empresas tabagistas que ainda tinham sua marca estampada na categoria eram proibidas de mostrar sua marca em grande parte dos circuitos devido a proibição de propaganda tabagista no pais. Com isso cada vez menos empresas do gênero resistiam na categoria, hoje em dia apenas a Ferrari estampa em seus carros a marca da Marlboro e mesmo assim apenas nos GPs da
da China, Bahrein e Monaco são permitidos a marca oficial da empresa, para os outros países foi criada uma nova marca para a Malrboro que mais se parecia com um código de barras e também é proibido o uso do nome "Marlboro".

Muito provável que no ano que vem o tabaco seja totalmente extinto da Formula 1.
O mundo está evoluindo...

0 comentários: